terça-feira, 15 de dezembro de 2009

VI ENCONTRO NACIONAL DE PASTORAL PENITENCIÁRIA – 11 e 12 de Janeiro 2010 , Fátima

Caros Amigos:

Desejando um bom Advento, venho lembrar o ENCONTRO NACIONAL DE CAPELÃES, COLABORADOES E VOLUNTÁRIOS das Prisões, a realizar nos dias 11 (9.30 horas) e 12 (almoço) de Janeiro próximo, em Fátima – Casa Nossa Senhora das Dores.

Estamos a falar de um encontro de grande importância e urgência, pelas razões que todos sabemos. Há muitas coisas novas, quer no plano da assistência Espiritual e Religiosa, quer no que respeita ao estatuto dos Colaboradores do Assistente, quer no campo do Voluntariado em Meio Prisional; precisamos, ainda, de informação mais aprofundada sobre a criação nas nossas
Dioceses de um Departamento de Pastoral Penitenciária.

Pelas dimensões tão alargadas e preocupantes desta Pastoral, atrevemo-nos a convidar, para além de Capelães, Colaboradores e Voluntários, também os Secretariados Diocesanos da Pastoral Sócio-Caritativa e as Cáritas Diocesanas, cuja presença antecipadamente agradecemos.

Com efeito, queremos sugerir a todas as Dioceses do nosso País que criem um Departamento de Pastoral Penitenciária, integrado e dependendo da Pastoral Sócio-Caritativa da Diocese, que tenha em conta e desenvolva os sectores da Prevenção, da Prisão e da Reinserção, concretizados nas áreas Religiosa, Social e Jurídica.

Por outro lado, com a divulgação do guião “Gestão do Voluntariado em Meio Prisional”, pela D.G.S.P., teremos de reformular os processos de apresentação do Voluntariado, que é preciso distinguir do grupo de Colaboradores (veja-se Decreto-lei 252/2009); teremos tempo suficiente para o diálogo sobre estas temáticas, e daremos a conhecer os pormenores da Parceria estabelecida com a Caritas Portuguesa.

Certo de que estareis presentes, peço também que mobilizeis todos quantos trabalham ou se relacionam como o vosso E.P., bem como as pessoas que integram a Cáritas Diocesana e o Secretariado Diocesano da Pastoral Social.


INSCRIÇÕES: - Até 3 de Janeiro
tel. 963 173 480 ou pastoralpenitenciariaportugal@gmail.com

- Custo total: 40 euros inclui pensão completa+almoço


Ao dispor e amigo, com votos de Bom Natal.
P. João Gonçalves
Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária

Sem comentários: