sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Prisões: a Igreja procura respostas

O VI Encontro Nacional de Pastoral Penitenciária será subordinado ao tema «Prisões – A Igreja Procura Respostas» e realizar-se-á nos dias 11 e 12 de Janeiro, em Fátima, Casa das Dores. Numa carta enviada aos capelães que trabalham nesta área, o coordenador nacional, Pe. João Gonçalves, sublinha que “há muitas coisas novas, quer no plano da Assistência Espiritual e Religiosa, quer no que respeita ao estatuto dos Colaboradores do Assistente, quer no campo do Voluntariado em Meio Prisional; precisamos, ainda, de informação mais aprofundada sobre a criação nas nossas Dioceses de um Departamento de Pastoral Penitenciária”.

Para além destes momentos de aprofundamento sobre a presença da Igreja no meio prisional, o Pe. João Gonçalves realça no documento que “queremos sugerir a todas as Dioceses do nosso País que criem um Departamento de Pastoral Penitenciária, integrado e dependendo da Pastoral Sócio-Caritativa da Diocese, que tenha em conta e desenvolva os sectores da Prevenção, da Prisão e da Reinserção, concretizados nas áreas Religiosa, Social e Jurídica”.

Com a divulgação do guião «Gestão do Voluntariado em Meio Prisional», pela D.G.S.P., “teremos de reformular os processos de apresentação do Voluntariado, que é preciso distinguir do grupo de Colaboradores (veja-se Decreto-lei 252/2009); teremos tempo suficiente para o diálogo sobre estas temáticas, e daremos a conhecer os pormenores da Parceria estabelecida com a Caritas Portuguesa”.

Programa
DIA 11:
9.30 - Acolhimento; Alojamento; Material
10.00 - Oração; Tema: “Pastoral Penitenciária – necessidade e urgência; Modelo de um Plano” – D. Carlos Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social.
Intervalo
12.00 – Diálogo sobre o Tema; partilha de experiências; o livro “Plano para um Modelo de Pastoral Penitenciária” (Paulinas Editora).
13.00 – Almoço
14.30 – Tema: “Pastoral Penitenciária – Experiência de uma Diocese” – Pe. Pedro Fernandez Alejo, Pároco, Pastoral Penitenciária – Sevilha, Coordenador de Andaluzia, Ceuta e Melilla.
Diálogo com o Proponente
Intervalo
17.00 – Tema: “Leitura do Decreto-Lei 252/2009: Possibilidades e Limites” – Dr. Ricardo Vara Cavaleiro, Jurista; Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária; Área Jurídica Europa.
Diálogo com o Proponente
19.00 – Eucaristia
20.00 - Jantar

DIA 12
9.00 – Oração. - Tema: “Voluntariado em Meio Prisional – Parceria com a Cáritas Portuguesa” – Dr. José Manuel Cordeiro, Cáritas Portuguesa; Pe. João Gonçalves, Capelão Coordenador Nacional.
Diálogo com os Proponentes
Intervalo
12.00 – Sessão de Encerramento: Esclarecimentos. Congresso Europeu em Fátima (2010). Congresso Mundial nos Camarões (2011). Compromissos.
Palavra Final: D. Carlos Azevedo. Oração
13.00 – Almoço. Fim dos Trabalhos

in http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=76864

Sem comentários: