quarta-feira, 1 de outubro de 2008

II Encontro Nacional de Juristas

A Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária está a ultimar pormenores para o II Encontro Nacional de Juristas - Pastoral Penitenciária, a realizar na Casa Nª Sª das Dores, em Fátima no dia 18 de Outubro!


Depois de um primeiro encontro no Porto, juristas ligados à Pastoral Penitenciária e às problemáticas que ela encerra, reunir-se-ão Sábado, dia 18, para analisar, reflectir e traçar caminho.


Estarão presentes D. Carlos Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social da Conferência Episcopal Portuguesa, o Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária, P. João Gonçalves bem como inúmeros juristas de todo país, para reflectirem sobre "As finalidades da Punição e Mediação Penal", conferência proferida pelo Mestre André Lamas Leite, ilustre docente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.


Também o Dr. José Mouraz Lopes, venerando juiz de Direito marcará presença para falar sobre "A Execução da Pena de Prisão", bem como o Dr. Nuno Caiado para reflectir sobre o sensível tema da "Reinserção".
Será assim um dia aberto a todos os juristas, para reflectir sobre os 3 sectores da Área Jurídica da Past. Penitenciária - Prevenção, Reclusão, Reinserção - e sensibilizar a sociedade civil, o poder politico, legislativo e judicial acerca da Dignidade da Pessoa Humana (mesmo quando cumpre uma pena de reclusão), de modo a esclarecer o sentido da pena e abrir novos horizontes nas pessoas e instituições de modo a estimular a capacidade de ajuda na reinserção das pessoas que saem da prisão.

Sem comentários: